quinta-feira, 26 de abril de 2012

Artesãos do Cariri e Borborema recebem projeto ExpoArt




Artesãos do Cariri e Borborema recebem, respectivamente, nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27) o lançamento do projeto ExpoArt que vai qualificar profissionais de 35 cidades paraibanas para produção de peças com alto valor agregado para os mega eventos, como a Copa do Mundo. Na ocasião, será realizado o Seminário de ExpoArt 2014 que vai contar com a palestra “Oportunidades de Negócios para Copa do Mundo de 2014” com o consultor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tibério Tabosa.

De acordo com a gestora estadual de artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro, o objetivo do projeto é estruturar a cadeia produtiva do artesanato paraibano de forma competitiva e sustentável para os eventos de grande porte, contribuindo para que os profissionais aproveitem as oportunidades que serão geradas durante estas ocasiões.

Na Paraíba, o projeto espera capacitar 150 empreendimentos: empreendedores individuais ou artesãos vinculados a associações, cooperativas e micro e pequenas empresas (MPE) de três polos: Zona da Mata, Borborema e Cariri. Na última quinta-feira (19), o projeto foi lançado em João Pessoa e contou com a participação de quase 60 artesãos.

De acordo com Verônica Ribeiro, os recursos do projeto podem chegar a R$ 2 milhões que serão investidos pelo Sebrae Nacional e Sebrae Paraíba. “Durante todo o processo, será feito o planejamento de cada negócio, estruturando a gestão, reposicionando a marca, elaborando site e catálogos, além de outros processos”, disse a gestora..

Verônica explicou que o ExpoArt é focado em um grupo específico de artesãos, que tem o artesanato realmente como um negócio profissional. “A proposta não é fazer suvenires e sim agregar valor ao trabalho que já tem sido feito por estes profissionais”, explicou.

Durante o lançamento do ExpoArt em Monteiro (26 de abril) e em Campina Grande (27 de abril), nas agências do Sebrae das cidades, será realizada ainda a oficina “Conhecendo as Unidades Produtivas”, em que os participantes terão oportunidade de traçar um plano de ação para sua unidade produtiva.

Uma oportunidade para que o artesanato de Aroeiras possa receber um investimento desse porte.
Fonte
 Sebrae
Clique para carregar comentários

0 comentários