quarta-feira, 9 de maio de 2012

Termina nesta quarta prazo para obter ou regularizar título de eleitor

Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para as eleições municipais de outubro. Eleitores que tiverem interesse devem procurar o cartório eleitoral de sua região. O Tribunal Superior Eleitoral afirmou que cartórios eleitorais de cada cidade vão decidir se atenderão em horário especial.

Segundo a legislação, devem pedir a regularização do título os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições (cada turno conta como uma). Quem não regularizar a própria situação terá o título cancelado, ficando proibido, por exemplo, de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até o acerto da situação.

A retirada do título de eleitor é obrigatória para maiores de 18 anos que ainda não tenham cadastro eleitoral e facultativo para os maiores de 16 anos. É preciso levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (para homens com mais de 18 anos) e comprovante de residência.

O TSE oferece serviço de atendimento pela internet para tornar mais rápido o processo de quem vai tirar o título. Antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição no site do tribunal (www.tse.jus.br). Depois só precisa ir às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o documento.

Termina também nesta quarta o prazo para quem quiser pedir a transferência de domicílio eleitoral ou mudança de zona eleitoral dentro da mesma cidade. Eleitores com deficiência ou dificuldades de mobilidade podem pedir a transferência para a zona eleitoral especial.
FONTE.
G1
Clique para carregar comentários

0 comentários