quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Moradores de Gado Bravo sofrem com pouca oferta de emprego e difícil acesso à saúde e à educação.


 A matéria apresentada nesta quarta dia 04 de setembro, pelo Jornal da Paraíba (JPB 1ª Edição), em Gado Bravo, reflete bem como anda a situação nas pequenas cidades do Nordeste e em especial a Paraíba.
Os pequenos municípios sofrem de várias doenças e a maior delas é falta de interesses dos gestores com a condução da coisa pública, passando despercebidos pela educação e saúde. Essa primeira tem sofrido muito e em algumas situações estão literalmente na UTI.
Não seria muito educado de nossa parte nominar culpados para essa vergonha que passam os irmãos gadobravenses, de ocuparem o rank na lista das piores cidades do Brasil. Uma coisa nós temos certeza, a de que na reportagem apresentada, será preciso investir muito em educação naquele municípios. A escola mostrada nas imagens da televisão, refletem o verdadeiro descaso com a educação que é a mola mestra do desenvolvimento de qualquer nação.
Gado Bravo, conforme dados divulgados este ano pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), obteve em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,513, considerado o mais baixo da Paraíba.
O município onde, segundo a população, tudo funciona de forma precária. Segundo dados de 2010, Gado Bravo ocupa a 5490ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil. Conforme os dados, 98,63% municípios do país estão em situação melhor e apenas 76 (1,37%) estão em situação igual ou pior.
Mesmo esses dados fazendo referências a anos anteriores, não justifica a decadência em vários setores da comunidade, fatos esses testemunhados pelo público envolvidos nas entrevistas da emissora, ou seja, professores, alunos e moradores daquela localidade.
Blog Aroeiras Hoje.
Caio e Tiago Simplício.
 
Clique para carregar comentários

1 comentários: