Foi entregue no mês de dezembro, mil e cinqüenta cesta básicas as comunidades atingidas pela Barragem de Acauã - PB. Isso é fruto de muita luta e organização popular dos atingidos (as) a nível nacional e internacional.
Os municípios e comunidades contemplados com essa conquista foram: Aroeiras, (Pedro Velho e Riachão), Natuba (Costa e água Paba) Itatuba (Cajá e Melancia).
Essa conquista vem através de muita luta popular, e chega em um momento muito importante , que é o período natalino, onde grande parte dessas famílias perderam suas atividades produtivas com a construção do lago de Acauã.
Porém, um dos pontos principais da pauta dos atingidos de acauã, é que o estado devolva as atividades produtivas, através de desapropriação de terras para que possa reassentar essas famílias e o acesso a água através de adutoras, tanto para as comunidades atingidas como os respectivos municípios, devolvendo a dignidade humana, que é o acesso a terra e a água, dois elementos importantes e fundamentais para o ser humano.
Segundo, Osvaldo Bernardo da Silva da coordenação nacional do Movimento dos atingidos por barragens (MAB), é muito importante que a classe trabalhadora da cidade e do campo, esteja junta, para que possa ser feito as transformações sociais que tanto o povo almeja.
0 comentários