Equipamentos e máquinas para a construção e manutenção de estradas vicinais serão entregues a 137 municípios do estado da Paraíba pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O reforço será de 157 máquinas, sendo 67 retroescavadeiras e 90 motoniveladoras. A entrega será feita na capital do estado, João Pessoa. O investimento com o maquinário foi de R$ 42 milhões e beneficiará 84,2 mil agricultores familiares.
Dos 137 municípios contemplados, 20 receberão os dois tipos de máquinas. O município de São Mamede, vai receber a segunda máquina esse mês. Agora, é a vez da retroescavadeira, que ajudará as mais de 400 famílias de agricultores familiares do município.
“Para nós da região do Semiárido nordestino, essas máquinas são de grande importância, especialmente porque estamos vivendo um período de longa estiagem. Com a retroescavadeira, daremos melhores condições para o agricultor transportar a sua produção e economizar”, afirma o prefeito da cidade, Francisco das Chagas Lopes.
São Mamede é localizado na região do Seridó paraibano, umas das regiões mais secas – não chove há mais de um ano. Distante mais de 280 quilômetros da capital do estado, o forte da agricultura familiar do local é a plantação de arroz, feijão, milho, batata-doce e hortifrutigranjeiro. Com as máquinas, o programa pretende melhorar a condição de vida dessas pessoas.Regiões mais necessitadas
“A retroescavadeira vai ter uma importância muito grande, porque poderemos, também, cavar cacimbões e levar água onde há seca. Vamos poder limpar os açudes, fazer a reserva de água quando chover. Além disso, vamos liberar as estradas para o escoamento da produção agrícola”, diz Chagas. Segundo ele, as estradas estão em péssimas condições.
Agricultura no estado
Paraíba já recebeu outras 184 máquinas – 144 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras. Com a entrega dessa quinta-feira, foram investidos, no total, R$ 80 milhões para melhorar a condição das estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção de famílias agricultoras.
De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, dos mais de 148 mil estabelecimentos no campo, 89% são de agricultores familiares. O arroz (92%), o feijão (88%) e a mandioca (88%) estão entre os itens com maior participação da agricultura familiar do estado.
Confira a lista dos municípios beneficiados:
Aguiar
Aparecida
Araçagi
Areial
Barauna
Barra de Santa Rosa
Barra de São Miguel
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Boa Vista
Bom Sucesso
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Cabaceiras
Cacimba de Areia
Cacimbas
Caiçara
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Caldas Brandão
Camalaú
Campina Grande
Capim
Caraúbas
Casserengue
Catingueira
Catolé do Rocha
Caturité
Condado
Congo
Coxixola
Cubati
Cuité de Mamanguape
Cuitegi
Curral Velho
Damião
Diamante
Dona Inês
Duas Estradas
Emas
Esperança
Fagundes
Frei Martinho
Gado Bravo
Guarabira
Gurinhém
Gurjão
Igaracy
Ingá
Itapororoca
Itatuba
Jacarau
Jericó
Juarez Távora
Juazeirinho
Junco do Seridó
Juru
Lagoa
Lagoa de Dentro
Lagoa Seca
Lastro
Livramento
Logradouro
MÃe D'agua
Malta
Mamanguape
Manaíra
Marizópolis
Massaranduba
Matinhas
Mato Grosso
Maturéia
Mogeiro
Montadas
Monte Horebe
Monteiro
Mulungu
Natuba
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho d'Água
Olivedos
Ouro Velho
Parari
FONTE: Portal Gov. Federal.
0 comentários