Foram vários anos que os habitantes de Pedro Velho não puderam realizar as costumeiras visitas aos túmulos de seus familiares já falecidos, pois com a cobertura do antiga distrito de Pedro Velho, pelas águas, o cemitério também ficou submerso.
Dentro de uma programação pré estabelecida e provocado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens, o MAB, com uma agende de reuniões com autoridades das diversas esferas e de vários poderes, conseguiram com que fossem confirmados as retiradas das ossadas de seus entes queridos que se encontram no antigo cemitério de Pedro Velho.
Como as águas de Acauã, devido a seca, baixaram, o cemitério apareceu momento oportuno para se realizar o transporte dos restos mortais daqueles que se encontram enterrados lá.
Segundo Osvaldo Bernardo e Edvaldo(ambos coordenadores do MAB), a luta foi muito grande até chegar a este estágio. Várias reuniões foram feitas, e as últimas com a presenta do Procurador Federal, dos Prefeitos Mylton Marques de Aroeiras e Arón de Itatuba, as propostas de retiradas das ossadas teria data para ser realizadas.
A abertura do cemitério de Pedro Velho também foi uma das grandes lutas para a população, visto que até a data de hoje não se havia enterra nenhum corpo, isso em virtude da falta de certificação dos órgãos competentes. Mas agora tudo está caminhado para a normalidade daquela comunidade.
Caio Simplício
Blog Aroeiras Hoje.
1 comentários: