O Acordeon: Em bom
português podemos chamá-lo de Acordeão, ou como nossos Hermanos Argentinos,
Acordeón, ali do lado os Gaúchos chamam de Gaita mesmo, já os nordestinos,
criativos como sempre, inventaram talvez o nome mais popular em nosso belo
país, a Sanfona.
A Origem
Foi há aproximadamente
2.700 anos antes de Cristo, que foi inventado na China um instrumento
denominado Cheng. Que era uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da
boca. Tinha a forma de uma Fanix (aquela ave mítica que renasce das cinzas),
que os chineses consideravam o imperador das aves. O Cheng era dividido em 3
partes:
1. Recipiente de ar
2. Canudo de sopro
3. Tubos de bambu
Olhando de longe, o
recipiente de ar parece o bojo de um bule de chá. O canudo de sopro tem a forma
de um bico de bule ou do pescoço de um cisne. A quantidade dos tubos de bambu
variava, porém, a mais usada é a de 17. Interessante é que destes 17 tubos de
bambu , 4 não têm a abertura em baixo para entrada do ar, são mudos, são
colocados somente por uma questão de estética. Na parte superior do recipiente
de ar ou reservatório de ar, existem as perfurações onde são fixados os tubos
de bambu e em cada tubo é colocado a lingueta ou palheta, para produzir o som.
Este recipiente (espécie de cabaça ) é abastecido constantemente pelo sopro do
musico, que tapa com as pontas dos dedos os pequenos orifícios que existem na
parte inferior de cada tubo. De acordo com a musica a ser executada ele vai
soltando os dedos, podendo formar até acordes. Em cada tubo de bambu há um
caixilho próprio para ser colocada a lingueta, presa por uma extremidade e
solta na outra , que vibra livremente quando o ar comprimido a agita.
O Cheng é o percursor do
Harmónio e do Acordeon, pois foi o primeiro a ser idealizado e construído na
família dos instrumentos de palheta.
Bem mais tarde, com a
escala cromática, foi realmente que acordeon (ou pelo menos o mais próximo do
que conhecemos hoje) teve sua forma melhorada, pode produzir qualquer melodia
ou harmonia e inúmeros fabricantes o aperfeiçoaram colocando registros, tanto
na mão direita com na esquerda, para maior variedade de sons. Ah, e não podemos
deixar de falar que é na Itália em que se fabricam os melhores acordeões, tendo
sido os primeiros construídos em 1863 em Castelfidardo, em Ancona, surgindo
depois Paolo Soprani e Stradella-Dellapé. Nos EUA há diversas fábricas, sendo a
marca Excelsior a mais famosa. Na Alemanha foi construído o primeiro Acordeon
em 1822, em Berlim, e daquele país vem a famosíssima marca Hohner.
Bem, resumidamente são
estas as origens do Acordeon, o belo instrumento que vem sendo constantemente
aperfeiçoado pelos fabricantes que, entusiasmados com sua grande aceitação,
procuram melhorá-lo, não só na parte mecânica como também na sonoridade.
O Acordeon no Brasil
O primeiro Acordeon que
chegou ao Brasil chamava-se concertina (Acordeon cromático de botão com 120
baixos). O Acordeon tornou-se popular principalmente no nordeste, centro-oeste
e sul do Brasil. Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu, caijun etc.)
retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses
e espanhóis.
Porém, no Nordeste (onde
o acordeon é conhecido como sanfona), desde o início do século XX, mais
precisamente com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses,
deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do nordeste brasileiro,
no qual um dos principais instrumentos musicais é o Acordeon.
No Rio Grande do Sul, o
acordeon é mais conhecido como gaita, e a gaita-ponto (acordeon diatônico)
também é conhecido como gaita-botoneira, gaita de botão ou simplesmente
botoneira. No sul, especialmente no Rio Grande do Sul, devido ao fato de sua
música tradicionalista, ter a gaita como majestade e rainha dos bailes, o
instrumento ficou muito conhecido, logo, grandes nomes surgiram, que também
foram precursores da música gaúcha, como Adelar Bertussi, Albino Manique, Edson
Dutra, Porca Véia, Renato Borghetti, dentre outros.
Como Funciona um
Acordeon?
Há dois tipos de
acordeon, o diatônico ou piano e o cromático, apresentando botões dos dois
lados, sendo que no lado direito a disposição dos botões segue a ordem das
escalas cromáticas. Além desses tipos, hoje existe o acordeon de baixo solto
que é construído com o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes
mais sofisticados.
O instrumento consiste em
duas caixas retangulares dispostas em posição vertical ligadas entre si por um
fole de cartão plissado. Dentro das caixas estão as palhetas que, acionadas
pela agitação de dois tipos de teclado, emitem som pela vibração da passagem do
ar que é empurrado através dos movimentos do fole. O peso do acordeom pode
variar de dois a dezesseis quilos.
O que são os Baixos?
Os baixos são botões
tocados com a mão esquerda que exercem função ou de baixo (como a tuba numa
banda ou a mão esquerda em uma valsa para piano), tocando notas e acordes, num
ritmo determinado pelo estilo de música (podem também ser pisados o baixo e o
acorde simultaneamente para exercer a função do teclado em uma banda de rock)
ou de baixo-livre (como os pedais em um órgão), mais usado em peças clássicas e
dobrados.
E os Registros?
Registos são teclas que
modificam o som, alternando quais oitavas são tocadas. Localizam-se acima das
teclas, no caso do teclado ou então próximos ao fole ou na parte de trás do
Acordeon, no caso dos baixos. Os registros mais comuns são: Master
(obrigatório, sendo o registo principal, com o som de Acordeon), Bassoon,
Piccollo, Musette, Clarinete, Bandoneon, órgão, Violino, Flauta, Flautim, Oboé,
Saxofone entre muitos outros, podendo ter até mais de 30 Teclas (repetindo
alguns registros para melhor alcance durante a execução da música).
Os Grandes Nomes
Brasileiros
Grandes nomes brasileiros
representaram o acordeon no Brasil. Abaixo tem uma lista com os principais
nomes no instrumento no Brasil.
Zé Do Brejo, Adelar
Bertussi, Caçulinha, Adelaide Chiozzo, Albino Manique, Bruno Brizotti, Chico
Chagas, Cleberson Horsth, Dominguinhos, Dorgival Dantas, Edson Dutra, Gilberto
Monteiro, Hermeto Pascoal, João Pedro Teixeira, Luciano Maia, Luís Carlos Borges,
Luiz Gonzaga, Mano Lima, Mario Zan, Mary Terezinha, Nielsen Santos, Oswaldinho
do Acordeon, Porca Véia, Renato Borghetti, Robertinho do Acordeon, Roberto
Bueno, Sivuca, Tio Bilia, Varguinhas, Waldonys, Bebê Kramer e muitos, mais
muitos, outros.
Por:ALUNO:
VANDERSON DA SILVA DANTAS
SÉRIE/TURMA:
1º ANO A
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