segunda-feira, 15 de julho de 2013

PMDB-JP elege Manoel Jr presidente




O que seria apenas uma convenção, para se renovar o diretório municipal, se tornou em uma espécie de ato da pré-candidatura ao governo do Estado do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. Foi o que aconteceu ontem, na sede do PMDB, em João Pessoa, durante a eleição em que se renovou a diretoria da legenda.

No ato em que se elegeu o deputado federal Manoel Júnior como novo presidente do diretório municipal do PMDB em João Pessoa houve referências ao patrimônio histórico do partido, críticas ao governo estadual, defesa de unificação das oposições para o pleito do ano que vem, e uma reflexão sobre a crise da representação democrática face a onda de protestos que varreu o país desde o mês passado.

“O que seria uma simples reunião interna de um partido adquire um simbolismo”, observou o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego, referendado pelos demais integrantes do partido como pré-candidato ao governo. O ex-senador José Maranhão, e presidente do estadual do PMDB, ressaltou a importância dos seminários que estão sendo realizados em toda a Paraíba, como uma maneira de “ouvir os anseios e necessidades da população”.

Além de lideranças peemedebistas, a convenção reuniu ainda representantes de outras agremiações partidárias a exemplo do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN) e Marcondes Gadelha (PSC), responsável pelo discurso mais teórico e de maior teor eloqüente.

“Neste momento em que vivemos uma crise de representatividade expressa nas ruas por uma espécie de rebelião das massas, o que se pretende é implantar uma democracia direta com a internet funcionando como uma espécie de ágora eletrônica, onde os cidadãos se expressam, individual ou coletivamente pelo youtube, facebook e instagram ou então pela imposição do grito das multidões enfurecidas, isso não é democracia direta, nem indireta”, teorizou o Gadelha. “Estas situações nos fazem pensar que uma resposta em termos de reforma política adquire caráter de urgência”, pontificou.

Quem se deteve sobre o assunto da crise de representação foi opinou o ex-prefeito Luciano Agra (PEN). “Essa crise política pode esbarrar em uma crise de estado e o futuro fica muito comprometido”.

O deputado estadual Gervásio Maia avaliou que “as oposições marcharão unidas porque não trabalham pensando em valores individuais”. Ao ser questionado sobre manutenção da aliança do PT e o PMDB em âmbito nacional, Veneziano acredita que o projeto deve ser mantido. Quando a questão foi a reprodução do acordo em âmbito estadual, o pré-candidato disse que o “mais importante é a haver sintonia no discurso oposicionista, não adiantar irmos por perspectivas distintas”. E avaliou como positivas eventuais candidaturas que possam ser lançadas dentro do “arco oposicionista”.

Veneziano defende direito à reeleição

Na opinião de Veneziano, faz-se mais do que necessária a realização de uma reforma política. Quando questionado sobre o fim da reeleição, que é um dos pontos discutidos em âmbito nacional entre as propostas de reforma política, o pré-candidato avaliou que o instituto da reeleição, em si, não é danoso. “A princípio não vejo a reeleição como um óbice”, opinou.

“Eu fui prefeito, eu fui gestor e sei muito bem o que exatamente acomete um gestor público. Às vezes você apresenta um projeto hoje e esse projeto ao tempo da sua apreciação ao tempo da sua avaliação e análise técnica até chegar a sua liberação leva um tempo longo, as vezes até o período de 4 anos não é suficiente”, avalia.

Se não houvesse tanto emperramento, discorre Veneziano, seria possível aceitar o fim da reeleição. Na sua avaliação, o instituto da reeleição “poderia ser mantido”. Quanto ao apoio do PMDB à aliança com o PT, em âmbito nacional, Veneziano afirma que a perspectiva do partido é de marcharem novamente juntos com a presidente Dilma Roussef e acredita que, mesmo com as reivindicações juntas da população, não pode ser esquecido tudo que foi construído de proveitoso em mais de dez anos de governo petista numa atuação com os seus aliados.

Partido quer manter aliança com PT

Novo presidente do PMDB de João Pessoa, o Deputado Federal, Manoel Júnior, também opinou sobre a reforma política. “Temos o compromisso não apenas com a reforma política, mas com o referendo do próximo ano”, afirmou. O deputado lembrou alguns pontos consensuais da bancada que foram divulgados em nota a exemplo do fim da reeleição e mandato de 5 anos para os cargos do executivo, uniformização das eleições

Questionado se o seu partido poderá dialogar com outras opções quanto à sucessão presidencial de 2014, a exemplo de Eduardo Campos, governador de Pernambuco, e virtual candidato à presidência pelo PSB, Manoel Júnior foi enfático. “Temos uma aliança com o PT e queremos mantê-la. Obviamente que a aliança é mantida dos dois lados, mas a intenção do PMDB é manutenção dela e, creio, que a do PT também. Tudo conflui para estarmos juntos novamente no pleito de 2014”.

Maranhão adia decisão de candidatura

O presidente estadual do PMDB, nome cotado para disputar uma vaga de senador, José Maranhão preferiu desconversar. “Tenho sido muito pressionado no sentido de me tornar candidato. Mas acho que cada coisa no seu momento. Não estou tratando disso”.

Ao se insistir no tema e se perguntar que mesmo que não esteja tratando, também não estaria descartando, Maranhão manteve a linha de não entrar em detalhes. “Eu diria a você que se eu não estou tratando disso eu não posso nem admitir nem descartar. A pauta do momento é a rearticulação da base do partido e, sobretudo, uma maior aproximação com a base da cidadania e do eleitorado”.

Sobre seu papel na conjuntura partidária, Maranhão disse que, como presidente estadual do PMDB, cabe-lhe a responsabilidade de conduzir o partido. “A iniciativa de realizar os simpósios faz parte do nosso programa enquanto presidente. Vamos continuar fazendo com todos os municípios polo do Estado da Paraíba. E vamos continuar fazendo esse trabalho de reaglutinação e reaproximação do partido cada vez mais da sociedade dos segmentos sociais”.

FONTE:

Correio da Paraíba - PB.
Clique para carregar comentários

0 comentários