Desde 2001 que o país vem adotando políticas de modernizações ligadas a vários setores, e necessariamente passa pela educação, onde hoje recai a maior responsabilidade do crescimento do país, do estado e dos municípios.
O fórum municipal de Educação é parte do preparativo que organiza o Plano Municipal de Educação, seguindo as diretrizes da Nacional e da Estadual, onde este último cria em seus encontros uma Comissão de Monitoramento e Sistematização para acompanhar os fóruns e conferências realizadas nos municípios.
O que nos preocupa neste momento, é a pouca expressividade que se dá aos fóruns e as conferências, pois é através delas que a radiografia de cada município( com vistas ao crescimento educacional) são montadas, e no momento de suas realizações, as discussões passam isoladamente, sem atribuir o fato preciso dos encontros.
O Plano Municipal de Educação estabelece metas para os próximos dez anos, deve ser um plano de Estado e não um plano de governo (da gestão exercício, não queremos dizer o este o seja!) é um plano de educação do município e não um plano das redes e sistemas municipais de ensino, devendo direcionar os recursos financeiros necessários para o cumprimento das metas elencadas nos encontros com a colaboração dos outros entes federados.
As contribuições da sociedade civil organizada para definição do plano, dentro da distribuição de políticas educacionais, é de uma vitalidade enorme na formação do documento final a ser encaminhado para sua execução e nós não temos visto isto acontecer (não apenas neste momento) nos encontros realizados anteriormente.
Caio e Tiago Daniel
Blog Aroeiras Hoje.
0 comentários