sexta-feira, 11 de maio de 2012

UFCG promove união da ciência e do conhecimento popular para enfrentamento da seca .


UFCG promove união da ciência e do conhecimento popular para enfrentamento da seca
 Promover a troca de conhecimentos e estimular a colaboração entre cientistas e produtores rurais é o objetivo, e também o grande desafio, da I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa (Cigac - Semiárido) que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai realizar de 13 a 16 de junho na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba.
“O Semiárido nordestino caracteriza-se pela ocorrência de secas cíclicas, com regime de chuvas irregulares, combinado a um alto índice de evaporação. Pretendemos promover um diálogo produtivo e dinâmico entre a ciência da gestão ambiental e a inovação espontânea presente nas maneiras com que a população do Semiárido enfrenta essas condições”, resume o professor Allan Sarmento, coordenador do evento, que considera a participação de produtores rurais imprescindível para o sucesso do evento.
“Nosso desejo é que as comunidades do Semiárido nordestino participem e façam a Conferência junto conosco. Isto é fundamental. Queremos ouvir e deixar registrada a voz do pequeno produtor rural sertanejo, dos líderes populares e membros das comunidades, das colônias, associações e cooperativas”, destacou.
Qualidade da Água, Irrigação, Transposição do São Francisco, Resíduos Sólidos, Tecnologias Verdes, Experimentação Transdisciplinar e Ferramentas de Gestão Ambiental estão entre os temas que serão abordados durante o evento, que deve reunir cerca de 400 participantes em palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas.
As inscrições estão sendo realizadas até o dia 13 de junho no site do evento, http://cigac.org/.
FONTE
Redação iParaíba com Ascom.

Clique para carregar comentários

0 comentários