terça-feira, 23 de julho de 2013

Inscrições do vestibular acontecem de 29 de julho a 14 de agosto. Reitoria afirma que deverá ser último ano de vestibular próprio.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou nesta terça-feira (23) o edital para o Vestibular 2014 da instituição, oferecendo 2.884 vagas e com inscrições que serão realizadas de 29 de julho a 14 de agosto. Segundo o reitor Rangel Junior, este deve ser o último ano do processo seletivo próprio da UEPB, que deve aderir integralmente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Confira aqui o edital do Vestibular 2014 da UEPB. De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), os formulários eletrônicos estarão disponíveis no site do órgão.

As 2,8 mil vagas estão distribuídas nos 41 cursos em oito campi da instituição. Do total de vagas do Vestibular tradicional, 50% são destinados à concorrência geral e 50% às cotas de inclusão social. Outras 2.884 vagas serão oferecidas para acesso à graduação da UEPB via Enem utilizado o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A taxa de inscrição será de R$ 105. O boleto de pagamento poderá ser pago até o dia 16 de agosto. As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro. A divulgação da primeira lista de classificados está prevista para 8 de janeiro de 2014. As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 10 a 12 de fevereiro.
A única mudança em relação ao processo do ano passado é de que serão eliminados os candidatos que não atingirem 10% da nota máxima, ou seja, obtiverem ao menos 100 pontos no Vestibular da UEPB. "Não é nenhum maior rigor. Em breve teremos notas mínimas por área para cada curso. Atualmente, os alunos que não atinjam uma nota mínima não terão a redação corrigida. Essa nota mínima será por disciplina e também na redação", afirmou o reitor Heli Brandão.
Para o reitor Antonio Rangel Junior, o custo de realização do Vestibular UEPB tornou o procedimento inviável e a prática deverá ser abandonada em 2014. "Este deverá ser o último ano do vestibular tradicional. A discussão vem sendo feita há mais de um ano e resolvemos manter metade das vagas nele e metade pelo Enem", disse.
Segundo a UEPB, em torno de 20 mil candidatos estão anualmente isentos do pagamento da taxa de inscrição e o custeio de realização do processo seletivo próprio gira em torno de R$ 500 mil, gerando débito para a instituição.
"Dentre as razões para a mudança existe o alto custo que gera um débito para a UEPB e também há uma interpretação nossa de que o SiSU funciona e o Enem é uma importante tentativa de criar uma unidade nacional nos programas de ensino médio", afirmou o reitor.
FONTE; UEPB.
Clique para carregar comentários

0 comentários