sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Últimos dias de inscrição para a 5ª edição do Prêmio ODM Brasi

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios e receberão certificado de finalista. Das 60 iniciativas escolhidas, 30 serão premiadas e receberão o troféu do Prêmio – no Palácio do Planalto, em Brasília – e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014.
Os critérios utilizados para a escolha dos inscritos são: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.
Nesta 5ª edição foram realizados seminários em todos os estados brasileiros, com o objetivo de estimular gestores públicos, organizações sociais e a população em geral a desenvolver e inscrever projetos alinhados com os Objetivos do Milênio; disseminar a política de municipalização dos ODM; além de divulgar a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.
A coordenação do Prêmio ODM Brasil é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Prêmio ODM Brasil – O Prêmio foi lançado em 2004 para dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir as Metas do Milênio. O objetivo é incentivar, valorizar e reconhecer publicamente os esforços feitos pelas prefeituras e organizações da sociedade civil, além de subsidiar a construção de um banco de práticas que sirva de referência para a sociedade e para os gestores públicos. Nas quatro edições anteriores foram apresentados 5.097 projetos, dos quais 80 foram premiados.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e contemplam direitos básicos de cidadania. São eles:

- Acabar com a fome e com a miséria;
- Educação básica de qualidade para todos;
- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde das gestantes;
- Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
- Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.
FONTE ASCOM/MEC
Clique para carregar comentários

0 comentários