quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Iniciada retirada de ossadas do cemitério coberto pela barragem de Acauã



Foram vários anos que os habitantes de Pedro Velho não puderam realizar as costumeiras visitas aos túmulos de seus familiares já falecidos, pois com a cobertura do antiga distrito de Pedro Velho, pelas águas, o cemitério também ficou submerso.
Dentro de uma programação pré estabelecida e provocado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens, o MAB, com uma agende de reuniões com autoridades das diversas esferas  e de vários poderes, conseguiram com que fossem confirmados as retiradas das ossadas de seus entes queridos que se encontram no antigo cemitério de Pedro Velho.
Como as águas de Acauã, devido a seca, baixaram, o cemitério apareceu momento oportuno para se realizar o transporte dos restos mortais daqueles que se encontram enterrados lá.
Segundo Osvaldo Bernardo e Edvaldo(ambos coordenadores do MAB), a luta foi muito grande até chegar a este estágio. Várias reuniões foram feitas, e as últimas com a presenta do Procurador Federal, dos Prefeitos Mylton Marques de Aroeiras e Arón de Itatuba, as propostas de retiradas das ossadas teria data para ser realizadas.
A abertura do cemitério de Pedro Velho também foi uma das grandes lutas para a população, visto que até a data de hoje não se havia enterra nenhum corpo, isso em virtude da falta de certificação dos órgãos competentes. Mas agora tudo está caminhado para a normalidade daquela comunidade.
Caio Simplício
Blog Aroeiras Hoje.    








Clique para carregar comentários

1 comentários: