quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Ricardo inaugura escola em Aroeiras e estrada que tira Barra de São Miguel do isolamento

O governador Ricardo Coutinho esteve, nessa terça-feira (13), na cidade de Aroeiras, onde inaugurou a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Major José Barbosa, que tem capacidade para atender mais de 400 estudantes e, em seguida, foi ao município de Barra de São Miguel entregar a pavimentação da rodovia PB-196 no trecho Riacho de Santo Antônio/Barra de São Miguel. A estrada tira a 47ª cidade paraibana do isolamento asfáltico e representa um investimento de mais de R$ 14 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. As obras fazem parte de uma série de inaugurações programadas pelo Governo do Estado para este fim de ano. Auxiliares do Governo, deputados estaduais e lideranças da região participaram das solenidades.
Em Aroeiras, Ricardo Coutinho acompanhou apresentações culturais e agradeceu o carinho da população durante todo o ano. “Agradeço a todos pelo apoio durante a caminhada neste ano. Um ano difícil, de crise, mas com muitas obras sendo entregues por todo o Estado. Essa escola foi construída há mais de 60 anos e só agora passou por uma grande reforma. Ficou praticamente outra escola, com uma estrutura de qualidade e as melhores condições para os alunos e funcionários. Durante esta gestão já entregamos mais de 2.300 salas de aula e podemos perceber que as escolas da rede estadual de ensino muitas vezes estão com uma estrutura melhor que algumas escolas privadas. Aqui nesta nova escola os estudantes terão acesso ao conhecimento, direito a dignidade e um futuro mais justo”, destacou o governador.
A unidade de ensino recebeu quase R$ 460 mil para a execução da obra que incluiu a substituição de toda a cobertura de telha, revestimento cerâmico na cozinha, colocação de forro PVC em todos os ambientes, construção de uma rampa, instalação de caixa d’água, pintura e outros serviços.
A Escola Major José Barbosa possui seis salas de aula, biblioteca, refeitório, diretoria, secretaria, banheiros, arquivo, cozinha e outras dependências. “Essa escola é mais uma que representa nosso projeto de reestruturação das escolas e da parte pedagógica. Isso visa melhorar e qualificar a rede estadual de ensino da Paraíba, oportunizando espaços adequados para os alunos. A escola estava necessitando de uma grande reforma e agora está nos padrões necessários”, falou a secretária executiva pedagógica da Educação, Roziane Marinho.
A diretora Maria do Socorro Brito afirmou que a reforma significa uma reviravolta na vida dos estudantes de Aroeiras. “Essa escola já oferecia um bom ensino, mas a estrutura deixava muito a desejar, estava em más condições. Agora está muito linda, com seis salas de aula, um amplo refeitório, biblioteca, enfim, tem tudo que incentiva o aprendizado dos estudantes. Agradeço ao governador pelo empenho em reformar essa escola”, comemorou.
“Esta obra foi muito esperada pela população e nós que estudamos aqui sabemos o quanto vai mudar nossa realidade. Só tenho a agradecer ao governador, em nome de todos os alunos por cuidar da educação de Aroeiras e desejar que Deus abençoe a todos deste Governo”, disse a aluna Eduarda Pereira.
Em Barra de São Miguel – Após a entrega da escola em Aroeiras, Ricardo Coutinho seguiu para o município de Barra de São Miguel, onde inaugurou a PB-196 com 20,3 km de extensão, beneficiando mais de 7 mil habitantes de Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio. Cerca de 170 veículos passam diariamente pelo local.
Na ocasião, Ricardo recebeu uma placa em agradecimento pela obra que tirou a cidade de Barra de São Miguel do isolamento asfáltico e comentou: “É um prazer estar aqui na semana em que a cidade completa mais um ano e trazer este presente de Natal para os moradores. Essa é a 47ª cidade que tiramos do isolamento através das estradas. Quando vim aqui assinar a ordem de serviço da obra, percebi que muitos não acreditaram que a estrada seria feita. Mas hoje estamos aqui inaugurando essa grande ação que vai trazer mais desenvolvimento para Barra de São Miguel e levando dignidade ao povo. Vamos, daqui a pouco tempo, concluir as 54 estradas que estavam sem asfalto no início da gestão”.
A rodovia passou por terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, ponte em concreto armado, pavimentação asfáltica, cercas, gramagem e paisagismos em taludes e sinalização horizontal e vertical.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, expressou a satisfação por entregar a 47ª estrada que tira mais uma cidade do isolamento asfáltico. “Até o carnaval do ano que vem queremos entregar todas as 54 estradas que tiram as cidades paraibanas do isolamento. Já fizemos nesta gestão 2.020 km de estradas, o que representa cerca de 1 km de asfalto por dia. Só este ano foram 15 estradas novas inauguradas e 14 recuperadas”, afirmou.
Acompanhado pela prefeita de Barra de São Miguel, Lucy Costa, o governador ainda aproveitou a oportunidade para visitar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Correa Pinto, onde funcionam creche e educação infantil. A unidade de ensino atende cerca de 200 crianças do município.
“Sempre contamos com a parceria do governador Ricardo em todas as obras que precisamos para trazer melhorias ao povo da nossa cidade. Essa estrada era um sonho da população, desejado por muitos anos e só agora feita. Através dela traremos crescimento para o comércio local, para os agricultores e todas as outras áreas. Barra de São Miguel agradece demais”, pontuou a prefeita Lucy Costa.
“É uma felicidade grande ver essa estrada pronta. Era ruim o acesso à nossa cidade quando não tinha asfalto. Hoje a realidade é outra bem melhor que antes, graças ao trabalho do governador Ricardo Coutinho”, disse a dona de casa Francisca Santos. 
Fonte ASCOM/PB
Clique para carregar comentários

0 comentários