quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Construções da História.

Descoberta por Laurentino de Moura Varejão, Aroeiras ganhou este nome em homenagem à vegetação predominante na época. Em 2 de dezembro de 1953, esta cidade com nome de planta conquistou sua emancipação política, deixando de ser um distrito de Umbuzeiro para se tornar um município independente.

Mas, deixando a criação de Aroeiras um pouco de lado, podemos perceber a trajetória do município através de seus prédios históricos, dentre os quais destacamos o Mercado Público Municipal, o Grupo Escolar Major José Barbosa e a Paróquia Nossa Senhora Do Rosário (Igreja Velha). Relíquias construídas no passado, para ajudar a projetar o futuro.

Mercado Público municipal


Localizado no Centro da cidade, o Mercado Público Municipal foi fundado em 1929, com a finalidade de servir de ponto comercial para os mais diversos tipos de cortes de carne, podemos citar alguns comerciantes ilustres dessa época, como Antônio Cosmo, Zé Caminhão, Cícero Borges, Seu Félis, entre outros.

Apesar de sua bela arquitetura, o Mercado Municipal precisa urgentemente de uma restauração, pois, encontra-se em estado de desgaste pelo passar dos anos. A prefeitura solicitou ao Governo Federal, verbas para a restauração do Mercado, mas ainda não recebeu resposta.

Grupo Escolar Major José Barbosa

Localizado na Rua Padre Leonel França, o Grupo deve o seu nome a uma ilustre figura aroeirense, o Major José Barbosa Monteiro, que nasceu no dia 11 de Janeiro de 1882, na residência de seus pais no povoado de Aroeiras. A casa onde nasceu era localizada na Serra de Uruçu.

Foram primeiros alunos do Major José Barbosa, Abílio Luna, José Monteiro (Zé Teto), Antônio Gomes, Jaime França, Zilda Barbosa, Enilda Barbosa, Iraci Alves, entre outros.

Até os dias de hoje, a escola é uma referência no ensino de Aroeiras. Sendo a maior escola de nível fundamental no município.

Paróquia Nossa Senhora Do Rosário (Igreja Velha)

Construída em 1916, a Paróquia, localizada na Rua Antônio Gonçalves, está sob responsabilidade dos Souzas. Tendo sua restauração feita todos os anos.

As missas, nos dias atuais, não são mais realizadas nela, e sim na Nova Matriz do Rosário, localizada na Rua Padre Leonel Franca. Com isso, restou à Igreja Velha recepcionar alguns velórios e eventos à parte.


Texto retirado do HISTECOM NOTÍCIAS

Clique para carregar comentários

0 comentários