segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ONDE ESTÁ MEU LAR?


Este é um tema realmente revoltante, principalmente para os protetores de animais  mas que se encontra comumente presente na vida de muitas pessoas, o abandono  de animais, sobretudo os domésticos, cães e gatos. Qual será o motivo que leva os donos de animais, seja ele qual for, o abandonar na rua como se fosse uma embalagem de bala? Falta de dinheiro para cuidar da saúde do animal ou para comprar um alimento de qualidade para o mesmo? Falta de tempo para se dedicar ao animal, dando carinho e atenção? Não, não são nenhum destes fatores que fazem com que o abandono de animais cresçam cada vez mais no Brasil  e também no mundo, mas sim a falta de responsabilidade e de consciência por parte dos ‘donos’, pois quando decidem ter um animal em casa, os mesmos sabem quais são seus deveres com o mesmo, pois todos sabem que o anima é totalmente depende do dono, e precisa de água fresca e limpa constantemente, uma boa alimentação, atenção, consulta semestralmente ao médico veterinária, passeios diários, e muito mais, assim como uma criança.(texto: Gd star rating)

Calcula-se que haja no planeta 250 milhões de cães domésticos, 32 milhões deles no Brasil – a segunda maior população canina do mundo, atrás apenas da dos Estados Unidos. Além das férias, entre os motivos mais frequentes que levam muitos donos de cachorros a abandoná-los estão a mudança da família para uma casa menor, a perturbação causada pelos latidos e o desconhecimento do trabalho que dá criar um animal.

O que diz a Lei?
A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
Em seu artigo 32 ela diz que "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" tem pena de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.
São considerados maus-tratos abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente, manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos, entre outras práticas.
Temos em nosso município um número muito grande de animais abandonados, soltos nas ruas, principalmente os cães que se multiplicam de forma absurda sem um controle de procriação.
Caio Simplício.
Blog Aroeiras Hoje.
Clique para carregar comentários

1 comentários: