quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inscrições para cursos profissionalizantes do Pronatec começam nesta quinta-feira


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), informa que estarão abertas, a partir desta quinta-feira (7), data em que também se iniciam as aulas na rede estadual de ensino, as inscrições para o Processo de Seleção Simplificado para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estão sendo oferecidas 620 vagas para os cursos técnicos e 9.183 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos são destinados aos alunos egressos do ensino médio da rede pública, inclusive para quem está na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos técnicos do Pronatec têm início previsto para o mês de março.
“Os cursos do Pronatec são uma grande oportunidade para os alunos, pois eles já saem da escola prontos para ingressar no mercado de trabalho, então é um diferencial que beneficia os nossos alunos da rede estadual”, destacou a gerente operacional de ensino médio da SEE, Ana Célia Lisboa da Costa.
Entre os cursos técnicos, estão sendo oferecidas 140 vagas em João Pessoa para os cursos de Técnico em Informática, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás e Panificação. Em Bayeux, são 25 vagas para o curso de Técnico em Edificações. Em Cabedelo, estão sendo oferecidas 60 vagas. Em Caaporã, são 30 vagas para Técnico em Mineração. Em Campina Grande, são 365 vagas para os cursos de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Eletroeletrônica, Administração, Mecânica, entre outros.
Nos cursos  do FIC em João Pessoa estão sendo oferecidas 2.216 vagas para cursos de Operador de Áudio, Sonoplasta, Auxiliar de Recursos Humanos, Serígrafo, Recepcionista, Operador de Caixa, entre outros. Em toda a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) estão sendo oferecidas 2.540 vagas em 43 cursos. Na 2ª GRE, estão sendo oferecidas 1.391 vagas em 43 cursos. Na 3ª GRE, são 2.397 vagas, sendo 1.987 em Campina Grande para 63 cursos.
“Os cursos são ofertados por instituições parceiras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e por instituições integrantes do Sistema S, como o Senar, Senac, entre outros”, contou Ana Célia Lisboa.
Os alunos interessados em participar do Processo de Seleção Simplificado para os cursos técnicos do Pronatec 2013 deverão procurar as escolas onde cursam o ensino médio para realizar a inscrição. Os alunos egressos deverão procurar as escolas levando histórico escolar. O processo de seleção acontecerá mediante etapa única e classificatória com a análise do histórico escolar, considerando a média global do aluno correspondente ao ano de 2012. Os cursos serão realizados ao longo do ano de 2013.
Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantets de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Outro objetivo do programa é melhorar a qualidade do ensino médio.
Confira as vagas:

Clique para carregar comentários

0 comentários