sábado, 23 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. ONDE ENCONTRÁ-LA?



Nosso grande problema não é a falta d'agua!... É verdade que com essa estiagem muito se dificultou o acesso aos mais carente ao líquido tão precioso. Esse tema será matéria de estudo mais adiante. O que na verdade gostaríamos de falar é sobre a falta de atenção aos mananciais já existente em nosso município.
O mundo comemorou neste dia 22 de março, sexta-feira passada, "O dia mundial da água". O evento não teve muita repercussão no nosso meio, pois se trata de uma questão discutidíssima a nível de Brasil, mas infelizmente não desperta interesse em nosso povo. Da água faz brotar a felicidade e dela, quando não bem captada, trás tristeza e infelicidade.
Nosso município é bem abastecido por grande, médios e pequenos reservatórios espalhados pela superfície do território aroeirense. Temos a barragem de Acauã, o açude Epitácio Pessoa, o açude do Uruçu, o açude de Jucazinho, o açude de pedra d'agua, o açude dos Agostinhos e várias barragens. Pois bem, falar na seca em Aroeiras, não é a mesma coisa de se falar em falta d'agua.
A imprensa paraibana e alguns portais e blogs daqui de Aroeiras, reportaram notícias da visita de uma equipe do Orçamento participativo do Governo do Estado da Paraíba, a vários desses açudes já mencionados acima. O objetivo da equipe, eu verdadeiramente não sei, entendemos nós que seja em virtude do fenômeno da seca onde o governo esteja estabelecendo metas para uma melhor convivência com a mesma. Se isso for verdade, parabêns para a ação formidável do gestor do estado. Se não foz esse o objetivo, mais uma vez pecamos por acreditar.
Muito desses açudes, fazem anos de suas construções e muitos deles nunca receberam  por parte de governos nenhuma benefícios na época da estiagem com vistas a suas limpezas e manutenção das vias dos córregos que levam as águas para dentro deles. Muitos já tem suas águas comprometidas com sujeiras e impurezas. Outros já nem mais podem ser utilizados pela população, pois se tornaram propriedade particular.
Não temos muito o que comemorar neste dia de uma importância muito grande para quem precisa usufruir de um bem tão nobre e tão escasso.
Feliz dia das águas para todos!

Tiago Daniel.
Aroeiras, PB,  março 2013.
Clique para carregar comentários

0 comentários