quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estão abertas as inscrições para curso de Educação em Saúde




A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), anunciou na última segunda-feira (7), o lançamento da seleção pública para 7,8 mil vagas no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. O curso é voltado para agentes comunitários de saúde e de controle às endemias (de vigilância em saúde, de saúde pública, entre outros) que sejam servidores e empregados, preferencialmente vinculados à administração pública direta, e para profissionais de saúde integrantes da Estratégia de Saúde da Família.
O objetivo da formação é contribuir para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de atenção básica em saúde, em especial, dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle das endemias em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a educação popular em saúde.
O processo seletivo consistirá na análise dos documentos apresentados, a ser realizado pela banca de seleção constituída em cada um dos estados e no Distrito Federal. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de outubro. 
O resultado final será divulgado no site EdPopSUS, a partir de 5 de novembro. Os selecionados e os suplentes terão de participar da Oficina de Formação Pedagógica de Mediadores e Educadores Populares.
O curso de Educação Popular em Saúde, oferecido na modalidade presencial com momentos de conexão virtual, constitui-se em uma estratégia fundamental da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, cuja proposta é fomentar as transformações do trabalho em saúde, para que seja um espaço de atuações críticas, reflexivas, propositivas e compromissadas. É promovido por meio de uma parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS)
Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo endereço eletrônico pseletivoedpopsus@hotmail.com .
Veja o edital de seleção de alunos.
Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública
Clique para carregar comentários

0 comentários