sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Estudantes da cidade de Aroeiras participam do projeto Conhecendo o Judiciário







Estudantes da cidade de Aroeiras visitaram o Tribunal de Justiça da Paraíba, na tarde desta quinta-feira(17), dentro do projeto  Conhecendo o Judiciário. Os alunos, que cursam o 2º e 3º anos do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Pessoa Filho, foram recebidos pelo desembargador Leandro dos Santos, idealizador do projeto.
O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento com a sociedade e em especial com estudantes de universidades e escolas. O participante deve conhecer o funcionamento diário do poder judiciário, quem faz parte do Poder, onde as decisões são tomadas, como acontece as votações e julgamentos abertos, dentre outras funções.
Durante toda a tarde os alunos e professores acompanharam o desembargador Leandro Santos. Que explicou como funciona o Tribunal de Justiça e suas divisões, dentre elas, o Tribunais Pleno, as câmaras Cível e Criminal, bem como as atribuições dos juízes e desembargadores e, também, qual o percurso que se deve correr para chegar a esses cargos.
Os estudantes conheceram algumas das dependências do prédio do Tribunal de Justiça e do Anexo Administrativo Archimedes Souto Maior, onde se executam as ações do poder judiciário. A rota incluiu a Sala de Reuniões dos desembargadores, o Tribunal Pleno, a galeria de fotos com todos os ex-presidentes do TJPB, visto que este mês o Tribunal completa 122 anos de história. Por fim, a turma visitou a cripta do ex presidente do Brasil, o paraibano Epitácio Pessoa.
João Viana, estudante do 3º ano do ensino médio, destacou a contribuição do projeto para a classe estudantil. “É muito importante por que ajuda, de certa forma, a mudar a nossa ideologia, a nossa visão já que pouquíssimos estudantes têm esse privilégio de estar aqui e é um incentivo para quem quer seguir a carreira jurídica”, declarou.
Iniciativa – Após uma fase experimental, com visita de alunos do curso de Direito ao Tribunal de Justiça da Paraíba e com um debate realizado no mês de abril na comarca de Patos, o projeto “Conhecendo o Judiciário” foi lançando oficialmente na tarde do dia 14 de junho, no Fórum Afonso Campos, na cidade de Campina Grande. A abertura do evento foi feita pela presidente do Poder Judiciário do Estado, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
Fonte - Gecom – Olga Oliveira (estagiária)
Clique para carregar comentários

0 comentários