sábado, 19 de abril de 2014

82 escolas municipais. Quantas existem laboratórios de informática funcionando?

Os dados do INEP, não traz surpresa para ninguém, em nosso município são poucas escolas que existem computadores, isso não significa dizer que é um laboratório de informática, são apenas um ou dois computadores disponibilizados para os alunos.
É importante ressalvar que o interesse de conectar os alunos à Web, é uma missão pouco acreditada por gestores, pois ao passo que o aluno se conecta ao mundo da tecnologia da informática, ele necessariamente passa a interagir com uma imensidão de outros alunos espalhados pelo planeta, e para alguns isso não e nem nunca será interessante.
Não queremos aqui jogar todas as pedras na atual administração, pois faz pouco mais de um ano que assumiu o governo, mas diga-se de passagem que não temos visto muitas ações nesse sentido, pois necessariamente quando da implementação dos computadores será necessário o treinamento dos professores, afinal a utilização dos computadores é visto como um suplemento, um suporte dentro da sala de aula.
Vejamos o qu diz o MEC sobre esse assunto:

Projeto um computador por aluno (UCA)

O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) – uma iniciativa do Governo Federal – foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. Foi um projeto que complementou as ações do MEC referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, produção e disponibilização de objetivos educacionais na internet dentro do ProInfo Integrado  que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
Em 2010, por meio de licitação, o FNDE adquiriu e distribuiu 150 mil equipamentos para 300 escolas rurais e urbanas, em todas as regiões do país.

Palavra do MEC, daí não teremos mesmo de que reclamar se nossos filhos ainda não receberam em nossas escolas os desejados computadores. Caso isso não tenha acontecido em sua escola, é devido a pura falta de cobrança sua ao seu gestor. Cobre!
Caio Simplício.
Blog Aroeiras Hoje.
Clique para carregar comentários

0 comentários