quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Desde o dia 7 de Setembro de 1822, a Independência do Brasil mudou os rumos da nação

 As mortes de muitas pessoas, como do famoso Tiradentes, foram alguns um dos principais acontecimentos durante a busca da autonomia política de nosso país. No entanto, a Independência do Brasil é quem foi, realmente, um dos fatos históricos mais decisivos para mudar os rumos da nação. No dia 7 de Setembro de 1822, a liberdade brasileira foi finalmente proclamada por D. Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo.

Diversos acontecimentos culminaram na Independência do Brasil, o desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela coroa portuguesa, a tentativa da coroa em recolonizar o Brasil e a vontade de grande parte da elite brasileira em conquistar a autonomia política. Foi, a partir desses movimentos, que D. Pedro recusou a exigência de retornar para Portugal, imposta pela coroa portuguesa, afirmando que permaneceria no Brasil, com a famosa frase: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação diga ao povo que fico”, essa data ficou conhecida como o “Dia do Fico”.

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro decretou que todas as medidas tomadas pela coroa portuguesa deveriam ter a sua aprovação, antes de ser posta em prática no Brasil. Ele também determinou o retorno das tropas portuguesas ao seu país de origem e organizou a assembleia constituinte, que visou elaborar a primeira constituição brasileira.

Em setembro de 1822, o príncipe viajava da cidade de Santos a São Paulo e, ao receber um documento da coroa portuguesa exigindo o seu retorno imediato para Portugal, sob a ameaça de invasão militar caso a exigência não fosse cumprida, Dom Pedro I declarou a independência do país, dando o seu célebre brado: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro, às margens do rio Ipiranga.

Posteriormente, em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas comandadas por portugueses que contrariavam a independência do Brasil. Tais manifestações foram reprimidas pelas tropas imperiais. Além disso, a colônia portuguesa exigiu uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas, em reconhecimento à independência do país. Por fim, o príncipe de Portugal, Dom Pedro I, foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822. 
Escrito por Milena Barbosa / Revisado por Renally Aguiar
Clique para carregar comentários

0 comentários