segunda-feira, 21 de julho de 2014

Estudo pluviométrico do município de Aroeiras do estado da Paraíba






José Wellington de Barros Cordeiro²; Paulo Marks de Araújo Costa².
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS/UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
1. Trabalho apresentado a disciplina de Fundamentos de Física Ambiental.
2. Estudante do curso de Agroecologia CCHSA/UFPB (wellingtoncordeiroag2014@gmail.com; paulomarks90@hotmail.com).

Resumo:
A seca é um dos fenômenos naturais que afeta várias partes do mundo e provoca impactos sociais, econômicos e ambientais. O estudo das secas no estado da Paraíba é necessário para o desenvolvimento de técnicas e programas para o beneficiamento dos agricultores. Sendo à água o principal fator para a produção animal e vegetal nesta região. O município de Aroeiras está localizado na microrregião de Umbuzeiro e na mesorregião do Agreste Paraibano. Desta forma, temos o objetivo de estudar o índice pluviométrico da cidade de Aroeiras. A pesquisa foi desenvolvida através de um banco de dados fornecidos pela AESA (Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), os quais foram analisados para verificar os maiores e menores meses com índices de chuva. Observou-se que para o município de Aroeiras os meses de maiores índices pluviométricos são de abril a julho e que a média anual de chuva entre 2000 a 2013 foi 576,5 mm. Dessa forma, podemos concluir e informa aos agricultores desta região que devem preparar as propriedades e reservatórios para a captação de água e produção de alimentos a partir do mês fevereiro.
Palavras chave: seca; semi-árido; sociedade.

Introdução
A região Nordeste do Brasil historicamente sempre sofreu com um grande período de estiagem prolongada, o qual interfere no desenvolvimento do mesmo e diretamente na vida dos agricultores. É importante ressaltar que não podemos acabar com a seca no nordeste o que se pode fazer é desenvolver técnicas e estratégias para uma melhor convivência com esse fenômeno. Cerca de 80 % da área do Estado da Paraíba está inserido no semi-árido nordestino o que significa que a falta de chuva é um dos principais problemas nesse estado. E devido ao baixo índice pluviométrico temos um déficit na economia, pois é basicamente constituída da agricultura e pecuária. No Nordeste brasileiro a palavra “seca” adquiriu uma imagem perante às outra regiões, onde essa imagem é representada por abandono, penúria, fome, sede, êxodo rural, mortandade de animais dentre outros. Na maior parte do nordeste as chuvas são concentradas no período de abril a agosto, tem sua estacionalidade de setembro a março, e são irregulares, ou seja, a chuva não é bem distribuída durante todo o mês. O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice pluviométrico do município de Aroeiras, entre os anos de 2000 a 2013 definindo os meses de maior pluviometria e a estacionalidade das chuvas.

Metodologia

Os dados do presente estudo foram obtidos a partir dos valores apresentados pela AESA (site2.aesa.pb.gov.br/aesa/monitoramentoPluviometria.do?metodo=listarAnosChuvasAnuais) Foram tomados dados mensais de pluviosidade entre os anos de 2000 a 2013. Após a tomada dos dados foi editado um banco de dados com todas as informações para analise posteriormente.
Figura 1. Localização do município de Aroeiras, estado da Paraíba.


Resultados e Discussão


Tabela 1. Tabela de pluviometria média anual (mm).

A quantidade de chuva nessa região é bastante irregular, mais como observamos temos uma média anual considerada baixa, onde esse município não foge da realidade do nordeste.

Tabela 2. Pluviometria Mensal (mm).
Nesse gráfico observa-se a irregularidade das chuvas, onde a cada um ano bom de chuva tem três ou quatro posteriores de regular a ruim. Dessa forma os agricultores, produtores de forma geral tem que obter essa informação para que no ano bom de chuva ele possa estocar alimentos, armazenar água, e buscar culturas e animais que produzam com baixos índices hídricos.


A tabela mostra os meses de ocorrência de maior e menor precipitação na cidade de Aroeiras. Com esse dados os agricultores podem se planejar para ter um maior acumulo de água e maior capacidade de armazenamento de alimentos.


Figura 3. Pluviometria mensal (mm)
No gráfico nota-se que o período chuvoso na cidade Aroeiras e entre o mês de abril a julho o momento ideal para os produtores estocarem alimentos e armazenar água. A partir de agosto até fevereiro são os meses de estacionalidade pluviométrica onde o índice de precipitação é relativamente baixo, momento ideal para os produtores usarem o que foi estocado nos meses anteriores.
Conclusões
Ao termino do trabalho pode-se observar que para o município em estudo a média anual 2000/2013 fica em torno de 576,5 mm, com maiores regimes de chuvas compreendidos entre os meses de abril a julho, assim indicamos esses meses para preparo de terra, plantio, produção de forragem para a produção animal e armazenamento de água, assim reduzindo os riscos de prejuízos na produção agrícola e animal.

Referências

DADOS PLUVIMETRICOS ANUAIS. Disponível em: <http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/monitoramentoPluviometria.do?metodo=listarAnosChuvasAnuais > Acesso em julho de 2014.
DADOS PLUVIOMETRICOS MENSAIS. Disponível em: http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/monitoramentoPluviometria.do?metodo=listarMesesChuvasMensais > Acesso em julho de 2014.
MENEZES, Hudson Ellen Alencar; BRITO, José Ivaldo Barbosa de; SANTOS, Carlos Antônio Costa dos; SILVA, Lindenberg Lucena da. A relação entre a temperatura das superfície dos oceanos tropicais e a duração dos veranicos no estado da Paraíba. Revista Brasileira de Meteorologia, v.23, n.2, 152-161, 2008.

Clique para carregar comentários

0 comentários