segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O Cruzeiro




Pessoas nascidas a partir de 1 de julho de 1994 conhecem e lidam com a moeda real data que iniciou a circulação do Plano Real, implementado no Governo de Itamar Franco. A moeda anterior ao real foi o cruzeiro, aliás, o real foi, digamos, a ¨solução¨  para a péssima situação econômica brasileira.
     O cruzeiro foi criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 5 de outubro de 1942. Em 13 de fevereiro de 1967, durante o regime militar, entrou em circulação o cruzeiro novo que circulou até 14 de maio de 1970. O cruzeiro voltou em 15 de maio de 1970, depois foi implantado o cruzado, o cruzado novo e retornou cruzeiro.
     No dia seguinte à posse de Fernando Collor de Mello, 16 de março de 1990, foi laçado um plano econômico que prometia extinguir a inflação, modernizar o Estado e reativar a economia.
    O Plano Brasil Novo, mais conhecido como Plano Collor criou uma nova moeda, o cruzeiro, que substitui o cruzado novo, elevou os impostos e congelou preços e salários. O governo também praticou o bloqueio, por 18 meses, que impedia pessoas e empresas de retirar dos bancos quantias superiores a 50 mil cruzeiros.
    Em conseqüência, a produção caiu junto com o consumo, provocando recessão, e as empresas demitiram parte de seus funcionários, aumentando desemprego, assim foi comprovado o fracasso do Plano Collor.
    Após o impeachment de Collor, Itamar Franco, assume. Em 28 de fevereiro, de 1994, a equipe econômica chefiada pelo ministro da  Fazenda Fernando Henrique Cardoso, apresentou um novo projeto de estabilização econômica, o Plano Real, que foi um sucesso, pois o real não se desvalorizava e existia a estabilidade do câmbio em torno da taxa de 1 dólar por 1 real.


Por Mikaelle Anísio, Amanda Leticía, Daniltom Andrade, Verônica 
2º B 
EEEFM Calos Pessoa


Clique para carregar comentários

0 comentários