sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista com o Conselho Tutelar de Aroeiras



Na tarde desta quarta-feira entrevistamos o Conselho Tutelar de Aroeiras, a fim de mostrar a população a real função dos conselheiros Tutelares.

Manoel Neto: Uma boa tarde sabemos que no dia 5 de Junho aconteceu uma Eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares. A Senhora poderia informa se houve alguma alteração no quadro de conselheiros?

Sandra: Nessa eleição foram oito escritos, na qual cinco se elegeram e os outros três ficaram na Suplência. Mas destes cincos eleitos quatro já eram conselheiros apenas uma nova pessoa que entrou no quadro que foi Elton. Caso algum conselheiro tenha que se afastar de imediato entra algum dos três suplentes.

Manoel Neto: O Conselho tutelar criou algum plano de governo? Tem alguma meta a seguir?

Sandra: o Conselho não tem como seguir um plano, porque nós trabalhamos com o novo. Dificilmente não há um dia que não haja alguma denuncia, então dependendo da denuncia é que nós podemos tomar alguma decisão, por isso não tem possibilidades de criamos um plano de governo. Mesmo assim estamos programando algumas ações que fogem da rotina do Conselho Tutelar.

Manoel Neto: Qual a Função do Conselho Tutelar no Município?

Sandra: É bom que haja esses esclarecimentos porque poucos sabem pra que serve o conselho tutelar, falta conhecimento e a população tem pouco conhecimento do nosso trabalho. Desde que foi criado o conselho em Aroeiras vem sendo lançada uma sobrecarga mui grande de responsabilidade em cima de nós conselheiros, uma boa parte de denuncias não compete a nós resolvermos, tipo: Problemas com idoso, problemas com famílias e uma série de coisas que não competem a nós conselheiros fazer, mas de qualquer forma pra não deixar as pessoas nas mãos, encaminhamos as mesmas para o órgão responsável para resolver o problema.

Manoel Neto: Quais são as atribuições legais do Conselho Tutelar?

Sandra: Ao conselho compete: Atender as crianças e Adolescente nas hipóteses previstas nos artigos 98 a 105, aplicando as medidas previstas nos artigos 101 ao inciso 8. Atender e aconselhar aos pais responsáveis aplicando o que diz a lei nos artigos 129. Promover a execução de decisões, podendo para tanto requisitar serviço público, nas áreas de saúde, educação e ação social, previdência, trabalho e segurança. Expedir notificações, requisitar certidões de nascimento, óbito de criança ou adolescente quando necessário. Isso e muito mais são atribuições nossas.

Manoel Neto: Para encerrar nossa entrevista, agradeço por ter cedido esta entrevista, a dizer que estou à disposição do Conselho para ajudar dentro do possível nossas crianças e adolescentes.

Sandra: Eu que agradeço e digo que as portas estão sempre abertas para qualquer esclarecimento. Nós sempre trabalhamos em conjunto com o Ministério Público, O Juiz da Vara da Infância e da Juventude, a delegacia de Policia, e os Conselhos Tutelares no Brasil trabalham com muita dificuldade, mas aqui em Aroeiras temos um privilegio muito grande, dentro das limitações aroeiras tem um dos melhores conselhos, em espaço físico e a Prefeitura tem dado este apoio para a gente e não temos a reclamar.  
  
Reportagem: Manoel Neto
Clique para carregar comentários

0 comentários