sexta-feira, 23 de março de 2012

Movimentos sociais protestam contra violência no campo, na Paraíba.

Militantes do MAB e da Via Campesina protestaram ontem (20/03) na Paraíba e fecharam a BR 104 que liga Campina Grande à cidade de Queimadas. Os manifestantes protestam contra a violência no campo e exigem uma audiência com a Secretaria de Segurança Pública do estado. O protesto foi organizado pelo Fórum em Defesa da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária.
Segundo Osvaldo Bernardo, militante do MAB, “no estado da Paraíba a violência há muito tempo deixou de ser um assunto apenas de centros urbanos.Todos os dias são notificados inúmeros casos de violência no meio rural, o que vem preocupando as organizações representativas dos agricultores e agriculturas, bem como os movimentos sociais e sociedade como todo”.
Roubos de motocicletas, de animais, implementos agrícolas, arrombamentos de casas, assaltos à mão armada, inclusive com assassinatos de agricultores, se transformaram em episódios corriqueiros no mundo rural, denunciam os movimentos sociais. “A violência é ainda maior quando na família há membros aposentados, que são alvos preferenciais”, dizem.
Tais fatos vêm disseminando um clima de medo e terror agravando o quadro de migração de agricultores para a cidade. No território da Borborema, em municípios como Arara ou Remigio, comunidades inteiras ficam desertas no período da noite. “O medo vem comprometendo as formas tradicionais de cultivar a terra, até que inviabilizam por completo a produção agrícola”, denuncia Osvaldo.

Fonte: http://www.mabnacional.org.br/?q=noticia/movimentos-sociais-protestam-contra-viol-ncia-no-campo-na-para-ba
Clique para carregar comentários

1 comentários: