terça-feira, 3 de abril de 2012

CINQUENTENÁRIO DE JOÃO PEDRO TEIXEIRA.








Programação
Dia: 02 de abril de 2012
Local: Sapé/PB
Manhã
9h - Concentração no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção em Sapé
       (onde se encontra o túmulo de João Pedro Teixeira)
9h15min - Caminhada até a Praça João Pessoa
9h30min às 11h30min - Ato público na Praça João Pessoa
11h30min a 13h - Intervalo para almoço

Tarde
13h30min - Carreata para o povoado de Barra de Antas (zona rural de Sapé)
14h - Inauguração do Memorial das Ligas Camponesas (em Barra de Antas)

Líder fiel das Ligas Camponesas - até o fim, e com o sacrifício de sua própria vida! -, João Pedro vive em nós e em nossas lutas! Luta por Reforma Agrária! Luta pela dignidade e por cidadania dos camponeses e camponesas.
A João Pedro, a Elizabeth Teixeira, a João Alfredo, a Pedro Fazendeiro, a Gregório Bezerra, a Francisco Julião, aos bravos protagonistas do Engenho Galiléia e a tantos outros camponeses e camponesas lutadores, ilustres ou anônimos, rendemos homenagem, deles e delas fazendo memória. Uma memória sempre grávida de utopia, utopia revolucionária, de que se faça justiça aos sonhos mais generosas da humanidade, de terra, trabalho e liberdade para todos os que vivem do seu trabalho, no campo ou na cidade! Sonho de uma autêntica Reforma Agrária, em relação à qual passos significativos foram dados – como ignorar, na Paraíba, a conquista de mais de duzentas famílias assentadas! -, mas da qual ainda estamos longe...
Em João Pedro Teixeira e em tantos lutadores e lutadoras, de ontem e de hoje, nos inspiramos para o enfrentamento exitoso dos desafios presentes, associando-nos aos mesmos sonhos de construção de uma sociedade justa e solidária, na qual a Reforma Agrária já não seja uma expressão vaga, mas uma realidade concreta, que permita aos Trabalhadores e Trabalhadoras do campo e da cidade uma vida digna e de qualidade social, em harmonia com a Mãe-Natureza.
Ontem, hoje, no dia 2 de abril e sempre, sigamos fazendo memória, revisitando João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas, movidos por três dimensões complementares: memória-mística-utopia, recolhendo as lições do seu denso legado; preparando-nos para enfrentar os desafios presentes, com lucidez e criatividade, e dispondo-nos a avançar na luta por uma sociedade alternativa à barbárie do Capitalismo.
Eis a perspectiva a partir da qual nos lançamos à realização do Ato Público, em Sapé e em Barra de Antas, no próximo dia 2 de abril, data em que, há precisos 50 anos, João Pedro Teixeira foi covardemente assassinado (pelos latifundiários da região), e cujo corpo foi plantado como semente boa que há de germinar, no tempo oportuno, graças às nossas lutas de hoje e de amanhã.


  Material sedido pelo MAB.
     
   








Clique para carregar comentários

0 comentários