quarta-feira, 11 de abril de 2012

O 3º FÓRUM DE LIDERANÇAS NEGRAS DA PARAÍBA HOMENAGEIA VANDINHO DE CARVALHO COM O PRÊMIO “CABEÇA DE NEGRO”


O 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba, que nesta edição acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB / Campus Campina Grande, no período de 12 a 14 de abril, no Jardim Dinamerica, em Campina Grande, tem como tema central “Juventude Negra - Educação, Saúde, Cultura e Economia Solidária para a Promoção da Igualdade Racial”.
O objetivo é promover o encontro de jovens estudantes negros, junto a professores e especialistas das diversas instituições de ensino e áreas do conhecimento, assim como representações governamentais e privadas, para avaliação e busca pela efetivação das políticas de promoção da igualdade racial para o povo negro, a exemplo do que determina a Lei 12.288/2010 - do Estatuto da Igualdade Racial, para a superação das desigualdades étnicorraciais no atual contexto sócio – político – cultural e econômico.
O encontro objetiva também potencializar a articulação, organização e protagonismo da juventude negra. Contribuir para a difusão e fomento da produção cultural afro-brasileira, assim como a valorização de ativistas do movimento negro brasileiro, em especial paraibano, promovendo o diálogo entre o saber social (da comunidade), o saber científico e a política.
A programação de abertura inicia no dia 12 a partir das 9h30, com a entrega do Prêmio “Cabeça de Negro” para o ativista negro paraibano Gilvando Santos Carvalho, o Vandinho. “O prêmio é uma homenagem ao companheiro e militante negro Vandinho de Carvalho, pela sua contribuição ao processo de organização e luta do movimento na Paraíba junto com outros/as ativistas, criando o movimento negro de João Pessoa no início da década de 80, em defesa dos direitos da população negra, no combate ao racismo. Esta é a primeira vez que o movimento negro paraibano confere aos seus militantes um troféu de reconhecimento pela luta histórica e pretende ser entregue anualmente.” afirmou o Coordenador Executivo da Malungus – Organização Negra da Paraíba e do 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba.
FONTE:
flnegraspb@hotmail.com
Clique para carregar comentários

0 comentários