quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Governo Federal entrega a Gado Bravo e Natuba máquinas e equipamentos para construção e manutenção de estradas


Equipamentos e máquinas para a construção e manutenção de estradas vicinais serão entregues a 137 municípios do estado da Paraíba pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O reforço será de 157 máquinas, sendo 67 retroescavadeiras e 90 motoniveladoras. A entrega será feita na capital do estado, João Pessoa. O investimento com o maquinário foi de R$ 42 milhões e beneficiará 84,2 mil agricultores familiares.
Dos 137 municípios contemplados, 20 receberão os dois tipos de máquinas. O município de São Mamede, vai receber a segunda máquina esse mês. Agora, é a vez da retroescavadeira, que ajudará as mais de 400 famílias de agricultores familiares do município.
“Para nós da região do Semiárido nordestino, essas máquinas são de grande importância, especialmente porque estamos vivendo um período de longa estiagem. Com a retroescavadeira, daremos melhores condições para o agricultor transportar a sua produção e economizar”, afirma o prefeito da cidade, Francisco das Chagas Lopes.
 São Mamede é localizado na região do Seridó paraibano, umas das regiões mais secas – não chove há mais de um ano. Distante mais de 280 quilômetros da capital do estado, o forte da agricultura familiar do local é a plantação de arroz, feijão, milho, batata-doce e hortifrutigranjeiro. Com as máquinas, o programa pretende melhorar a condição de vida dessas pessoas.Regiões mais necessitadas
“A retroescavadeira vai ter uma importância muito grande, porque poderemos, também, cavar cacimbões e levar água onde há seca. Vamos poder limpar os açudes, fazer a reserva de água quando chover. Além disso, vamos liberar as estradas para o escoamento da produção agrícola”, diz Chagas. Segundo ele, as estradas estão em péssimas condições.
 Agricultura no estado
Paraíba já recebeu outras 184 máquinas – 144 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras. Com a entrega dessa quinta-feira, foram investidos, no total, R$ 80 milhões para melhorar a condição das estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção de famílias agricultoras.
De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, dos mais de 148 mil estabelecimentos no campo, 89% são de agricultores familiares. O arroz (92%), o feijão (88%) e a mandioca (88%) estão entre os itens com maior participação da agricultura familiar do estado.
 Confira a lista dos municípios beneficiados: 
Aguiar 
Aparecida 
Araçagi 
Areial 
Barauna 
Barra de Santa Rosa 
Barra de São Miguel 
Belém do Brejo do Cruz 
Bernardino Batista 
Boa Ventura 
Boa Vista 
Bom Sucesso 
Brejo do Cruz 
Brejo dos Santos 
Cabaceiras 
Cacimba de Areia 
Cacimbas 
Caiçara 
Cajazeiras 
Cajazeirinhas 
Caldas Brandão 
Camalaú 
Campina Grande 
Capim 
Caraúbas 
Casserengue 
Catingueira 
Catolé do Rocha 
Caturité 
Condado 
Congo 
Coxixola 
Cubati 
Cuité de Mamanguape 
Cuitegi 
Curral Velho 
Damião 
Diamante 
Dona Inês 
Duas Estradas 
Emas 
Esperança 
Fagundes 
Frei Martinho 
Gado Bravo 
Guarabira 
Gurinhém 
Gurjão 
Igaracy 
Ingá 
Itapororoca 
Itatuba 
Jacarau 
Jericó 
Juarez Távora 
Juazeirinho 
Junco do Seridó 
Juru 
Lagoa 
Lagoa de Dentro 
Lagoa Seca 
Lastro 
Livramento 
Logradouro 
MÃe D'agua 
Malta 
Mamanguape 
Manaíra 
Marizópolis 
Massaranduba 
Matinhas 
Mato Grosso 
Maturéia 
Mogeiro 
Montadas 
Monte Horebe 
Monteiro 
Mulungu 
Natuba 
Nazarezinho 
Nova Floresta 
Nova Olinda 
Nova Palmeira 
Olho d'Água 
Olivedos 
Ouro Velho 
Parari
FONTE: Portal Gov. Federal.





Clique para carregar comentários

0 comentários