quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Governo promove Seminário Regional da Educação do Campo em Campina Grande


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação/Gerência Operacional de Integração Escola – Comunidade (Goiesc), junto com o Comitê Estadual de Educação do Campo, promove nesta terça (6) e quarta-feira (7) o Seminário Regional de Educação do Campo. O evento está acontecendo no auditório do Palácio das Artes Suellen Carolini, no bairro do Catolé, em Campina Grande, durante os períodos da manhã e tarde e conta com a participação de representantes de vários segmentos, gestores escolares e secretários municipais de educação dos 41 municípios jurisdicionados pela 3ª Gerência Regional de Educação.
O evento objetiva discutir discutir as legislações e práticas pedagógicas da educação no campo, visando o fortalecimento das ações educativas voltadas para este público. Na ocasião, a gerente da 3ª Região, Terezinha Figueiredo, falou sobre a importância do seminário na perspectiva do ensino voltado ao aluno do campo e da parceria entre Estado e sociedade. “Esse novo olhar, com o aprofundamento de uma metodologia e currículo diferenciado voltado à realidade da educação do campo, é o grande diferencial dessa nova forma de fazer a educação, contando também com incentivos e a parceria dos vários segmentos da sociedade e dos Governos Municipais”, destacou.
Programação – Na manhã desta terça, foi realizada a mesa redonda “O Campesinato Brasileiro: enfoque nas lutas por direitos no campo e a luta por educação do campo”. Ainda foram discutidos a concepção, desafios e perspectivas da educação no campo. À tarde, grupos de trabalho discutiram sobre “A realidade da educação do campo nas escolas do Município e do Estado e as experiências dos Movimentos Sociais do Campo”, em seguida houve uma plenária sobre a “Socialização e debate das práticas pedagógicas”.
Nesta quarta-feira (7), o evento prossegue a partir das 8h, com as mesas redondas “Educação do Campo: Marcos legais e normativos” e “Financiamento: Avanços, impasses e perspectivas”. Logo após, haverá um debate sobre os temas trabalhados e em seguida o encerramento com a aprovação da Carta de Compromisso para Educação do Campo.
O Comitê Estadual de Educação do Campo Paraíba é composto por 19 entidades , entre as quais: Secretaria de Estado da Educação, Secretaria do Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Articulação do Semiárido Paraibano (ASA), Comissão Pastoral da Terra, MST, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (SINTEP-PB), INCRA, UFPB, UFCG e UEPB.
FONTE: ASCOM GOV/PB.

Clique para carregar comentários

0 comentários