sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PRECISAMOS REPENSAR NOSSA SUSTENTABILIDADE RURAL.


Segundo Pierre Lévi, nós estamos vivendo a terceira revolução, " A era da tecnologia digital", onde o homem se diz conhecedor e dominador da máquina, mas na verdade, é a máquina que tem dominado a humanidade.
Nessa linha de pensamento da velocidade dos acontecimentos ao nosso entorno, onde temos horários para tudo, estamos nos esquecendo que para nossa existência, necessitamos de alimentos, nutrir nosso organismo. Esses alimentos, não são produzidos pela tecnologia da informática, muito menos pelo mundo virtual. O campo é e será por milhões de anos a fonte de sustentação dos seres humanos.
Pensando nessa problemática, o Governo Federal vem realizando políticas públicas para o homem do campo. E essa discussão passa primeiro por uma política de permanência do homem do campo, no campo. Só que tudo isso, não acontece do dia para noite, são necessárias participações de organizações, governamentais e não governamentais.
 As chamadas entidades de classes, de muitos municípios do país, já estão encabeçando, conjuntamente com as prefeituras a realização de conferências sobre Desenvolvimento Rural Sustentável, para a região e o nosso município não deve se refutar a esse grande momento de discussão. As associações rurais, precisam provocar a Secretaria de Agricultura do Município para se manifestar sobre o assunto.
Vejamos o que tem dito o MDB:
Cerca de 35 mil pessoas já se reuniram para planejar um Brasil rural mais sustentável e solidário. Desde o primeiro semestre de 2013, homens e mulheres do campo e representantes da agricultura familiar estão se reunindo em conferências estaduais, municipais, intermunicipais, territoriais, setoriais e temáticas, a fim de debater o desenvolvimento rural do País para as próximas duas décadas. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/ MDA).
Até o momento, 281 conferências territoriais e intermunicipais já foram realizadas em todo Brasil. Mulheres também participaram efetivamente das fases voltadas para elas: foram mais de 1,5 mil presentes. As conferências estaduais reuniram cerca de cinco mil pessoas."
Blog Aroeiras Hoje.
Caio e Tiago Daniel.
Clique para carregar comentários

0 comentários