quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Filiados do PT participam de eleições no próximo domingo



 O Diretório Municipal do PT de Aroeiras escolhe no próximo domingo seu novo presidente. Votarão os filiados estão aptos a votar. Três candidatos disputam o cargo: o estudante Silvando, o pescador Novo da Pesca e atual Presidente João do Violão. Quem vencer tomará posse oficialmente em fevereiro de 2014 -- para um mandato de três anos, mas o trabalho efetivo como presidente deve começar no mês que vem.

Poderão votar os filiados ao partido que quitaram suas mensalidades até o final de agosto. Essa é uma das novidades do Processo de Eleições Diretas (PED), nome utilizado pelo PT para denominar a votação, que ocorre em todo o País. Essa eleição é diferente das outras. Na passada, você poderia ir até a sede, pagar (o que estava em atraso) e votar. Outra novidade no PED 2013 é a eleição direta do coordenador da macrorregião.


A expectativa dos petistas é de um recorde em relação ao número de eleitores no PED Nacional. Para votar, o filiado deve comparecer no local definido no edital, das 9h às 17h, munido de documento com foto. Cada eleitor votará para presidente e para as chapas nos âmbitos nacional, estadual e municipal, além do coordenador da macro. Embora a votação ocorra em urnas tradicionais, com cédulas de papel, a expectativa é que a apuração seja rápida e esteja finalizada cerca de 40 minutos depois do encerramento da eleição.
No domingo, será possível conhecer apenas o nome dos novos presidentes do PT. Os componentes do Diretório Municipal e da Executiva Municipal obedecerão à proporcionalidade da votação recebida por cada chapa. Se uma delas tiver 60% dos votos e a outra, 40%, por exemplo, cada qual poderá indicar respectivamente 60% e 40% dos seus membros para compor a direção partidária.
Em nível nacional, seis candidatos estão inscritos para concorrer no PED: Valter Pomar, Markus Sokol, Paulo Teixeira, Renato Simões, Rui Falcão e Serge Goulart.
Para o diretório estadual paraibano,  o deputado federal Luiz Couto, o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais (apoiado por Frei Anastácio e Giucélia Figueiredo), Charlinton Machado (apoiado pelo prefeito Luciano Cartaxo, Anísio Maia e pelos vereadores pessoenses), além de Vladimir Chaves (apoiado por Nabal Barreto) e Edson Figueiredo, vice-prefeito de Sapé (apoiado pelos petistas de Sapé e Mamanguape).
Blog Aroeiras Hoje.
Clique para carregar comentários

0 comentários