terça-feira, 11 de agosto de 2015

Histecom dá início a uma nova era no ensino aroeirense

O projeto levará alunos a trabalhar com história, novas tecnologias e comunicação de massa
Idealizado pelo professor de história Tiago Daniel, o Projeto Histecom visa uma nova dinâmica de ensino ao inserir alunos de ensino médio do município de Aroeiras no universo da pesquisa e na prática da expressão oral e escrita, tendo como principal ferramenta de apoio as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Em sua primeira edição, o Histecom, integrado à grade curricular da Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho, buscou selecionar 12 alunos entre as turmas de 2º e 3º ano médio da instituição. Os eleitos foram divididos em grupos que desenvolverão materiais característicos do jornal diário, do telejornalismo e do radiojornalismo. Esse conteúdo enaltecerá aspectos históricos da cultura brasileira, partindo do micro para o macro.
O projeto conta com apoio do Departamento de Comunicação Social (DECOM), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Por intermédio da universidade, dois estudantes do curso de Comunicação Social com Habilitação em jornalismo, Lucas Batista e Renally Aguiar, foram encarregados de orientar estudantes selecionados no desenvolvimento das atividades.
Para passar ao grupo uma base do trabalho a ser produzido, será realizada a partir da próxima segunda-feira (20) uma semana de oficinas temáticas, que debaterão questões primordiais ao bom desempenho dos alunos no projeto, tais como a produção de pautas, técnicas de entrevistas, noções de fotografia, e as características de cada texto jornalístico. As oficinas seguirão até a sexta-feira (24).
O Histecom conta ainda com o apoio da Rádio Comunitária Aroeiras FM, a qual cedeu um horário em sua programação para a transmissão de um noticiário esquematizado pelos membros do projeto. A Servnet, uma das empresas de internet do município, administrada por Júnior Sat, também se disponibilizou a contribuir com o projeto fornecendo Wi-Fi gratuito para o laboratório onde serão realizadas as principais atividades.
Tiago Daniel, o grande realizador do Histecom, ressalta a contribuição da UEPB e dos demais parceiros envolvidos, para ele o projeto é algo pioneiro no sistema educacional do município. “Será uma oportunidade, não só para os bons alunos conhecerem melhor a história local, com enfoque mundial, mas um momento diferenciado que possibilitará um aperfeiçoamento do alunado na leitura, escrita e comunicação de uma forma geral”, afirmou.
O Projeto Histecom acontecerá nas terças e quintas, por volta das 13h30, onde alunos e coordenadores se reunirão para pensar e planejar a execução de conteúdos antes de trazê-los ao público. 
Por: Renally Aguiar

Clique para carregar comentários

0 comentários