segunda-feira, 29 de outubro de 2018


AÇÕES PEDAGÓGICAS AJUDAM ALUNOS NA REDAÇÃO DO ENEM 



O Enem tem na prova discursiva (Redação) um de seus principais componentes, já que, na prática, é a única que permite que o candidato tire nota máxima (1.000 pontos). E foi pensando nisso que a Escola Cidadã Integral Compositor Luis Ramalho passou a desenvolver, em 2018, o projeto “Ninguém Abaixo de 700”, que tem como objetivo contribuir (através da leitura e elaboração de textos, realização de debates, exibição de vídeos, etc.) para que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio obtenham mais de 700 pontos na Redação, facilitando aos alunos a entrada na Universidade.
O professor de Língua Portuguesa, Fernando de Oliveira, responsável pelo projeto, lembra que, no que se refere às questões objetivas da prova, o Enem adota a “Teoria de Resposta ao Item (TRI)”, através da qual as questões das provas são classificadas entre “fáceis”, “médias” e “difíceis”, fazendo com que a nota não esteja diretamente ligada ao número de acertos, e sim à coerência deles, o que significa que acertar mais alternativas em uma prova não garante uma nota maior. “Pela TRI, caem as chances de um aluno que costuma “chutar” se dar bem. Por isso, é possível concluir que, quem atingir a nota mil na redação, terá um diferencial em relação aos outros candidatos. Afinal, a nota máxima é muito difícil de ser atingida em outra prova. Daí nasceu a ideia do projeto”, afirmou o professor.
Do início do ano até agora, os alunos já produziram 10 textos argumentativos, no estilo Enem, todos com feedbacks personalizados e, em alguns deles, reescrita para aperfeiçoamento da Redação. Além disso, foram realizados debates sobre temas polêmicos e um debate oficial,  com a participação de juízes que escolheram os grupos que apresentaram melhores argumentos sobre o tema “Redução da Maioridade Penal”, escolhido pelos alunos. Foi criado, ainda, um blog (https://wordpress.com/view/negociandopontosdevista.wordpress.com) para divulgação dos textos produzidos pelos alunos.
 Da redação.

Clique para carregar comentários

0 comentários