quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Programa Saúde na Escola (PSE)

A Secretaria de Educação trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde implantou mais um programa para beneficio de toda a população estudantil de nosso município o programa “Saúde na escola” (PSE).
O programa saúde na escola (PSE) visa à integração e articulação da educação e da saúde, proporcionado melhoria da qualidade de vida da população estudantil.
Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens das 21 escolas atendidas pelo programa.
O programa já funciona desde dois mil e nove, mas a secretaria esta retomou suas atividades desde o ultimo dia 12 de setembro, visitando duas escolas, a de cachoeira e de barra de João leite.
Para alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as praticas das equipes de Saúde da família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.
Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes
·         Avaliação das Condições de Saúde das Crianças, adolescentes e jovens que estão na escola publica;
·         Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
·         Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde dos Jovens;
·         Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
·         Monitoramento e Avaliação do Programa.
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde nas escolas municipais.
 Quem está à frente do programa na Área da Educação são as coordenadoras Elída Lima, e a Professora Graça Barbosa, na Área da Saúde a coordenadora Rafaela Barbosa.

Reportagem: Manoel Neto
Clique para carregar comentários

0 comentários