quarta-feira, 20 de julho de 2016

Justiça restaurativa: violência e construção de paz será tema de debate na UEPB


Nesta sexta-feira, 22 de julho, a mesa redonda ‘Violência e Construção de Paz: do local ao internacional’ encerrará duas semanas de eventos em João Pessoa com foco no tema Justiça Restaurativa. O debate ocorrerá no auditório Pioneiros da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a partir das 19h, e será aberto à comunidade acadêmica e sociedade em geral.
A mesa redonda é realizada pelo Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa (GT-4) e promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e o Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da UEPB. O GT-4 é um grupo criado no âmbito do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências para conjugar esforços e priorizar ações de fortalecimento de valores centrais e sociais e de mudança de atitude coletiva, para elevar os níveis da segurança humana na região metropolitana de João Pessoa.
O evento terá a participação do psicólogo Paulo Moratelli, coordenador técnico do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul (RS). Desde maio de 2014, o psicólogo integra o corpo docente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, viajando pelo Brasil para capacitar facilitadores em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa.
Além de Paulo Moratelli, participará da mesa o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, membro do Ministério Público Federal na Paraíba. Atualmente Godoy é procurador regional dos Direitos do Cidadão e integrante do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências.
Pela UEPB, a exposição do tema será feita pelo professor Paulo Kuhlmann, doutor em Ciência Política e coordenador do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da UEPB e do Projeto Universidade em Ação, que lida com a educação para a paz; e pelo professor Fábio Nobre, doutor em Ciência Política e mestre em Relações Internacionais.
A mesa redonda terá como moderadora a mestranda em Relações Internacionais pela UEPB, Catarina Bezerra.
Fórum – Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal na Paraíba, e que tem por objetivo investigar os motivos ensejadores do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB
Clique para carregar comentários

0 comentários