terça-feira, 14 de agosto de 2012

Municípios contarão com mais mil unidades móveis até 2014 para atendimento odontológico gratuito

Ação faz parte do programa Brasil Sorridente, que terá investimento R$ 3,6 bilhões 

Municípios prioritários do programa Brasil Sem Miséria receberão, ao todo, mais mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até 2014. A ação integra o programa Brasil Sorridente, que oferece tratamento dental gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outras medidas e investimentos para expandir o programa também foram anunciados nesta sexta-feira (10), pelo Ministério da Saúde. 
 
“O Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo. Nenhum país tem esse serviço público voltado para a saúde bucal, com 22 mil equipes especializadas para atender toda a população”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O programa está presente em quase 90% das cidades brasileiras.  
 
Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal. A capacidade é de até 350 atendimentos por mês. Hoje são 181 veículos. 
 
Equipes - Outra medida de fortalecimento do Brasil Sorridente é a destinação de R$ 3,6 bilhões, até 2014, para ampliação do número de equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
 
As equipes de saúde bucal - compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal – realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.
 
Há hoje Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. 
 
Mais informações
 
 
Disque Saúde 136
 
Clique para carregar comentários

0 comentários