quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ano Internacional da Agricultura Familiar. Aroeiras já desenvolve um trabalho desse porte.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar será celebrado em 2014 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.
O principal objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) é promover em todos os países políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agrícola baseados em unidades familiares, fornecer orientações para pôr em prática essas políticas, incentivar a participação de organizações de agricultores e despertar a consciência da sociedade civil para a importância de apoiar a agricultura familiar.
O AIAF 2014 visa a destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
 Em Aroeiras as atividades com a agricultura familiar, vem sendo desenvolvidas a mais de quatro anos por uma equipe que acredita na possibilidade da permanencias do homem do campo no campo, local onde nasceu e de onde poderá tirar seu sustente e de sua famílias sem ter que arredar pé para outros lugares.
Os trabalhos são realizados por uma equipe que constantemente se reúnem periodicamente para discutir as propostas a serem executadas em cada região. Hoje vários grupos se formaram para lutarem em busca de novos horizontes que possibilitem recursos para se produzirem a agricultura familiar em Aroeiras, citaremos o caso do MAB, das associações da Ladeira do Chico, que tem seu João do Violão na direção; da associação do Nogueira, com seu Geraldo Lima como presidente; a associação do mel, com seu Biu na direção; a UNACA, que tem o professor Tiago Daniel no comando; a Colônia de Pescadores, que tem Novo da Pesca como Coordenador; a associação de Dois Caminhos com o professor Paulo Mendes entre outras que fazem parte dessa luta incansável.
Segundo João do Violão a luta tem sido constante, mas os resultados estão aos poucos chegando, pois se trata de um trabalho a longo prazo de renovação da mente do trabalhador rural de se conscientizar que ele é uma peça importante na economia desse país. Podemos dá o exemplo das cisternas que estamos construíndo em todo o município na zona  rural, onde não ficará uma casa que não tenha uma cisterna. Afirmou seu João.
Um outro òrgão está sendo criado em Aroeiras, que é o SINTRAF, Sindicato da Agricultura Familiar, que está quase pronto, onde já foram constituído a comissão provisória para elaboração do e aprovação do estatuto.
Caio Simplício.
Blog Aroeiras Hoje.
Clique para carregar comentários

0 comentários