terça-feira, 27 de setembro de 2016

UM GAROTO COMO OS DEMAIS



 Quando jovem, ele aprendeu a viver nos subúrbios da cidade de Viena em dormitórios para moradores de rua, seu sustento vinha de pequenas produções artísticas que lhe garantiram o suficiente para sobrevivência, seu nome era Adolf Hitler e seu legado ficou para história como o de um dos maiores ditadores e genocidas de todos os tempos.
De acordo com alguns estudiosos da vida do militar Hitler, a criança que se tornou um monstro perseguidor de grupos, dentre os quais negros e judeus, era apenas mais um rapaz comum. Sua origem familiar paira em dúvidas, pois segundo o historiador Volker Ulrich, autor de uma nova biografia sobre o ditador intitulada Adolf Hitler Vol. 1-Os anos de Ascensão 1889-1939, sua ascendência (de Hitler) foi ocultada, uma vez que seu pai era um filho bastardo, adotado por um tio postiço chamado Joham Nepomuk, algo que sugere um escândalo familiar bastante abafado, sendo o seu pai inclusive parente de sua mãe em graus de primo ou sobrinho. Para reforçar a ideia das ligações na árvore genealógica, há um fato curioso que finda por confirmar a tese, pois se sabe que os três primeiros filhos do casal vieram a óbito logo cedo.
Além desses fatos envoltos em curiosidade, sabe-se que como aluno primário, o pequeno Adolf se destacava, porém teve de abandonar a escola já no ensino secundário, após passar por uma série de maus resultados. Esse tentou a carreira de artista, vindo por sua vez a matricular-se na Academia de Belas Artes de Viena. Porém, não obtendo sucesso na empreitada. Daí que, alguns encontram nesse acontecimento uma possível resposta para a perseguição do líder totalitário aos intelectuais alemães. Quando sua mãe morre, e logo após sua tia, Hitler passou a viver fora dos padrões aos quais estava acostumado, deixando de vez a vida ociosa que tinha, e necessitando trabalhar para permanecer vivo.
E dessa forma, como dito no início do texto, o jovem Adolf Hitler teve que pintar quadros para poder manter-se, curiosamente tendo como seus melhores clientes dois judeus chamados SAMUEL E JACOB ATLEMBERG, ambos eram proprietários de lojas de artes, que pagavam bem pelos trabalhos do pintor, possibilitando ao mesmo conseguir alcançar certa independência financeira.
Nessa época, o homem que seria o Führer (chefe) alemão, mantinha boas amizades e preferia negociar com comerciantes de origem Judaica. Nesse sentido, pode-se afirmar com base no que se sabe, que o mesmo não nutria ódio aos judeus até então, algo que veio a acontecer a posteriore.
Na cidade de Viena daquela época, o contato com correntes antissemitas[1] não era algo difícil de ocorrer, porque se fosse algo raro, seria uma tarefa complicada entender a história e como Hitler veio a conhecer a linha de pensamento. O fato é que, diversos políticos vienenses partidários das ideias antissemíticas eram fonte de admiração e respeito do futuro ditador.
Outro ponto bastante curioso que envolveu a vida desse personagem histórico, diz respeito a sua suposta homossexualidade. Para o já citado historiador Ulrich, nada há que convença que Adolf Hitler tenha mantido relações homoafetivas na época em que habitou as pensões masculinas, porém se sabe que o mesmo mantinha um comportamento celibatário, não procurava prostitutas ou algo do tipo. Há aqueles que observem em sua perseguição aos homoafetivos um forte indício de sexualidade reprimida, o que não seria de estranhar quando observado sob uma visão Freudiana.
Jovem de comportamento um tanto retraído, amava viver isolado em seu quarto, e era considerado inseguro por muitos. Esse descobriu durante o período em que a Alemanha se manteve sob o acordo de Versalhes, uma capacidade incrível de oratória, o que lhe fez entrar na política aspirante com patronos para lá de influentes no meio militar, além disso, a época era marcada pelo receio a esquerda comunista e os ressentimentos aos judeus era algo presente. Estava aí montado todo um contexto que deram a Hitler o poder para ascender para a história como um dos maiores assassinos de todos os tempos. De resto ficam apenas duas certezas: pouco se sabe sobre essa figura histórica, e muito ainda há que necessita ser retirado da poeira do tempo.




[1] Por antissemita entende-se aquele indivíduo que segue o antissemitismo. Ideia na qual deve-se ter sentimento de ódio direcionado aos povos Hebraicos. 

Por: Manoel G. Neto.
Graduado em história pela UEPB.
E-mail: netoconnect@hotmail.com
Clique para carregar comentários

0 comentários